Agenda 2030 - Uma Queima das Fitas do Porto mais Verde, mais Segura e mais Acessível
Sustentabilidade
A Queima das Fitas do Porto está comprometida com práticas sustentáveis em todas as suas atividades, desde a organização do evento, às Noite da Queima, passando pelas Atividades Acadêmicas, estamos a implementar medidas que permitam a correta gestão de resíduos, o consumo sustentável e a minimização da pegada carbónica.
ODS 12 - Assegurar padrões de produção e consumo sustentáveis.
- Estabelecer zonas próprias para limpeza do material, durante as montagens: adaptar zonas próprias para deposição e limpeza de materiais
- Organizar uma central para o tratamento de resíduos, em estreita colaboração com as entidades parceiras da QFP
- Parceria com entidades para recolha e doação de alimentos, evitando o desperdício alimentar
- Eliminar o plástico não reutilizável vendido ao consumidor final
- Priorizar fornecedores locais e opções de alimentação sustentável
- Utilizar copos reutilizáveis em todo o evento, disponibilizando o copo da QFP24 mas permitindo também a entrada de copos de outros eventos e marcas;
- Priorizaremos sanitários com ligação ao saneamento no Queimódromo do Porto, assim como a aposta no reaproveitamento das águas da chuva.
- Fazer uma lista para fornecedores e outras entidades envolvidas de materiais banidos do Queimódromo do Porto e informações sobre o sistema de reciclagem implementado na Queima das Fitas do Porto 2024;
- Concurso de Reciclagem- Ganha uma Barraquinha na Queima das Fitas do Porto 2024- Organização do Concurso de Reciclagem de Papel e Plástico, incentivando as Associações de Estudantes a reciclarem materiais durante a Queima das Fitas e premiando a barraquinha mais sustentável
- Concurso Barraquinha + Friendly- Promoção do II Concurso da barraquinha mais friendly, premiando os bons comportamentos da barraca mais responsável ambiental e socialmente
ODS 7 - Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos.
- Utilização de máquinas elétricas e produtos não poluentes na limpeza do recinto, contribuindo para a redução da pegada ecológica
- Promover o uso de transportes coletivos, reforçando a oferta de autocarros STCP a gás natural, com horários alargados e determinadas linhas gratuitas entre pontos da cidade do Porto e o Queimódromo;
- Criar um “Porto de Encontro” constituído por materiais reciclados;
DS 17 (Parcerias e Meios de Implementação)
- A Queima das Fitas do Porto 2024 ambiciona ser um Evento cada vez mais sustentável e amigo do ambiente. No entanto, isso não será possível sem a colaboração e profundo envolvimento das empresas e parceiros. Desta forma, pretendemos promover o Concurso “Empresa e Parceiro” mais sustentável, que premiará o Parceiro que se destacar positivamente no impacto ambiental através de uma correta gestão de resíduos e eficiência no uso dos recursos.
ODS 9 (Indústria, Inovação e Infraestrutura)
- Desmaterializar a bilhética da QFP, evitando o desperdício de papel e a produção de gases de efeitos estufa provocados pela deslocação às bilheteiras físicas;
- Introduzir o sistema de Cashless, em todas as áreas do recinto e suas transações, originando um evento mais prático, seguro e eficiente;
Segurança
A segurança é uma prioridade absoluta para a Queima das Fitas. Mantemos uma equipe de segurança treinada em todas as áreas do evento e implementamos medidas rigorosas de controle de multidões, prevenção de acidentes e resposta a emergências.
ODS 3 - Saúde e Bem-Estar:
- Reformulação do Ponto "Abrigo(te)" , orientado pela Comissão de Prevenção de Comportamentos de Risco, para prestar auxílio a pessoas em situação vulnerável no recinto, garantindo um local de apoio e assistência em caso de necessidade.
ODS 5 - Igualdade de Gênero:
- Sensibilização para a prevenção de comportamentos de risco e casos de violência de gênero, sexual e discriminação, através de publicações nas redes sociais e banners expostos por todo o recinto.
ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes:
- Implementação de regras para proibir o uso de linguagem, imagética ou símbolos sexistas, xenófobos, racistas, discriminatórios, ou que promovam o discurso de ódio ou incentivem violência.
- Reforço na iluminação, vigilância e segurança no recinto, garantindo um ambiente seguro para todos os participantes.
- Fornecimento de informações claras aos participantes sobre medidas de segurança, locais de saída, pontos de encontro e números de emergência, através da aplicação móvel da FAP.
- Disponibilização de testes de avaliação de álcool no recinto, promovendo o consumo responsável e advertindo para a segurança rodoviária.
- Implementação de um sistema eficiente de entrada e saída, garantindo um controlo rigoroso do acesso ao evento para evitar congestionamentos.
- Desenvolvimento de um plano de segurança abrangente, incluindo procedimentos de evacuação, pontos de encontro e comunicação eficiente entre a equipa de segurança, voluntários e autoridades locais.
Acessibilidade
ODS 10 - Redução das Desigualdades:
- Incutir uma solução adaptada a pessoas em cadeiras de rodas para venda de bilhetes e prestação de informação, permitindo a compra online e garantindo um ponto de dúvidas/informações sem condicionantes de acesso e fila prioritária.
- Implementar uma rede de percursos acessíveis em todo o recinto, desde a entrada até às instalações sanitárias, posto de primeiros socorros, áreas reservadas em frente aos palcos e outros pontos-chave, garantindo a circulação confortável e segura das pessoas com mobilidade reduzida.
ODS 3 e ODS 2 - Saúde e Bem-Estar, Educação de Qualidade:
- Disponibilizar tradução em Língua Gestual Portuguesa (LGP) em parte dos palcos do recinto, promovendo a inclusão e acessibilidade para pessoas surdas ou com deficiência auditiva.
ODS 1, 4, 10, 11 - Erradicação da Pobreza, Educação de Qualidade, Redução das Desigualdades, Cidades e Comunidades Sustentáveis:
- Oferecer bilhetes para as Noites da Queima das Fitas do Porto a estudantes economicamente carenciados, através de um protocolo com os serviços de Ação Social.